quarta-feira, 10 de março de 2010

FECONEZU 2010 - (Festival comunitário negro zumbi) Guaratinguetá e vale histórico.

A cidade de Guaratinguetá e a região do vale do Paraíba conhecida como vale histórico tem uma presença marcante da população negra e afrodescendente em todo o seu contexto econômico, social, político e cultural.
A importância dos negros remonta aos tempos coloniais, nos períodos de exploração de riquezas minerais, cana de açúcar e café, assim como o processo de interiorização do país e ate hoje em todos os setores da sociedade.

Contudo, em contraponto a riqueza das manifestações culturais como o jongo, o samba, a capoeira, as congadas e Moçambique que se manifestam particularmente nas festas populares como o carnaval, São Benedito, festas do Divino e nos períodos das folias de Rei, assim como no dia a dia das diversas comunidades, persistem seqüelas sociais graves caracterizadas pela exclusão e descriminação, especialmente no campo religioso e do trabalho, e deficiência na aplicação das políticas publicas compensatórias e reparadoras deste processo.

O processo de preparação ao longo do ano e a realização do FECONEZU em nossa cidade e região em novembro de 2010 deve ser um importante instrumento de discussão, conscientização e de promoção da igualdade racial entre nós.

Em 13 de março de 2010, no encontro preparatório do FECONEZU e no contexto do dia internacional de luta contra o racismo (21/03/2010) e do mês da mulher, promoveremos um debate sobre o racismo e a situação das mulheres negras na sociedade brasileira, contando com a importante participação de lideranças locais, regionais e nacionais.

Contamos com a presença de todos (as) neste evento preparatório para o FECONEZU, a realizar-se na câmara municipal de Guaratinguetá (avenida João pessoa, 471 bairro do pedregulho) a partir das 11 horas do dia 13 de março de 2010.

Axé a todos (as)

fonte: movimento 100% cidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário