domingo, 4 de abril de 2010

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Já ultrapassando mais de 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência em nosso país, é raro vermos as pessoas com deficiência transitando nas ruas, usando os parques de diversões, as praças públicas, os restaurantes, as escolas, os cinemas, as boates, os motéis, os bailes, os cartórios, os fóruns, os aviões, as tribunas parlamentares. Como é raro. Quase não se vê pessoas com deficiência no nosso cotidiano em nossas vidas. Mas apesar de existirem, e em grande quantidade. Por que será?
Uma criança ao ver uma pessoa com deficiência física logo de imediato pratica o dom de ciência inerente a toda a criança. Mãe olha aquele homem não tem uma perna? Onde esta a perna dele mãe?
Não pergunte isso menino esta vendo que é feio? Fique quieto e pare de olhar... Indaga a mãe.

E assim esta criança nasce, cresce se torna adulta e nunca deixará de reparar que uma determinada pessoa humana tem a falta de algum membro de seu corpo, por falta de convívio. A onde erramos nós sociedade?com certeza na formação de nossas crianças.
Se uma criança for criada em um sistema escolar inclusivo juntamente com outra criança com algum tipo de deficiência, conforme preconiza as políticas de educação inclusiva, no futuro será um adulto sem preconceito, sem segregação, será um adulto que aprendeu a conviver e a viver juntamente ao lado de uma pessoa com deficiência, será lapidada de seu pré-conceito, estigma, estereótipo, será uma pessoa formada em outro alicerce cultural, com outra visão de ser humano, com outros valores e saberes.
Acreditamos que crianças que passam pelo processo de inclusão têm uma sensibilidade muito grande. Sabem melhor do que os adultos quais são as dificuldades que outras crianças terão.
A Educação Inclusiva dentro dos seus pressupostos filosóficos e pedagógicos tem este dom, o dom de aceitarmos as diferenças do jeito que são os normais e os ditos não normais, misturam-se, interagem-se hegemonizam e vira um só ser humano, irmão na mais ampla concepção da palavra. Entre malefícios e benefícios da Educação Inclusiva, os benefícios são maiores quando trata à questão da lapidação do preconceito, que é sem dúvida nenhuma, um dos maiores problemas das pessoas com deficiência para ter uma vida mais saudável, e os mesmos direito das demais pessoas, direito a igualdade mutua de participação. Neste sentido a Educação Inclusiva passa a ser mais completa, mais humana, mais solidária, enraizada em valores de cooperação mútua de troca de experiência, onde temos uma sociedade que realiza as coisas em grupo em equipe, e isso a Educação Inclusiva pode oferecer a toda a pessoa com deficiência ou sem deficiência.
Por este e outros motivos entendemos que este processo de inclusão é um processo de aprendizado. As pessoas estão aprendendo a viver com os diferentes. E isso só se aprende na ação e dentro de um contexto. Por isso achamos importante as pessoas estarem abertas para esse tipo de vivência. Sendo assim, este coletivo se coloca a favor da Educação Inclusiva, a onde podemos todos juntos criar uma classe inclusiva, uma gestão inclusiva, um conselho inclusivo, e por fim uma escola inclusiva a onde acaba gerando uma sociedade inclusiva, passando a ter agentes sociais inclusivos; um guarda inclusivo, um motorista inclusivo, um professor inclusivo, um taxistas inclusivo, um atendente de padaria inclusivo, um prefeito inclusivo, em fim que se inicie em uma escola inclusiva e passamos a ter uma cidade toda inclusiva, um estado inclusivo e um país inclusivo. Isto é o ideal, para tanto basta querermos, basta mudarmos as estruturas e formas utilizadas ao longo do tempo onde estavam viviam e estudavam as pessoas com deficiência. Ao longo do processo histórico e cultural as pessoas com deficiência ficaram isoladas, tratadas no seu mundo fora da realidade, a onde instituições se transformam em centro de excelências sobre deficiências, detém o conhecimento sobre a causa, detém a tecnologia, tirando este conhecimento da sociedade que iria processar esta tecnologia normalmente na convivência com pessoas com deficiência. Portanto, salientamos mais uma vez a especial atenção a ser dada a Educação Inclusiva que ao nosso entender e juntamente com mais de quatro mil e setecentos professores com deficiência do estado de São Paulo, a Educação Inclusiva passa a ser uma receita que a humanidade tem que devolver a este seguimento que teve privado a liberdade, o direito de ser, fazer e conviver com seus pares.
E entendemos que em uma escola onde está à luz da Educação Inclusiva a ênfase esta na cooperação, professores e pais trabalhando juntos de forma muito integrada.
Observamos também, que pais que têm filhos com deficiência de aprendizagem não recebem treinamento para serem pais. Aprende fazendo, simplesmente têm de fazer, assim também são os professores, só aprenderam a inclusão se tiverem alunos com deficiência e sem deficiência estudando juntos na mesma sala, compartilhando os mesmos problemas e caminhando juntos e solidariamente.

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