terça-feira, 6 de abril de 2010

TERMINOLOGIA

Pessoa com deficiência é o termo oficial, atual e internacional adotado, pela Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com deficiência, aprovada na Assembléia Geral da ONU em 2003.
Está em desuso e é errado usar termos como: inválidos, incapacitados, defeituosos, excepcionais, portadores de deficiência, pessoas com necessidades especiais e portadores de direitos especiais para se referir a esses cidadãos.Portanto os movimentos e entidades que representam as pessoas com deficiencia principalmente a FCD – Fraternidade Cristã de Pessoas com deficiencia,entidade da qual faço parte adotaram o termo PESSOAS COM DEFICIENCIA para se referir ás pessoas com qualquer deficiência seja ela física, auditiva, visual, intelectual (e não mental, pois esta em desuso), surdo ou múltipla (união de duas ou mais deficiências).
O uso do termo portador, embora ele ainda se encontre na legislação e em boa parte da literatura sobre o assunto, hoje há um consenso de que ele é impróprio. A deficiência não é algo que se carrega, não é um objeto que se porta durante um certo tempo e depois se desfaz como se fosse uma simples bolsa.
A deficiência é parte constituinte da pessoa; faz parte de sua identidade, não tem como a pessoa se desfazer dela por sua simples vontade.Portanto, a pessoa não porta deficiência, ela a possui como parte integrante do seu próprio ser.
Outra confusão ainda comum é o uso da expressão deficiente físico para indicar outros tipos de deficiência; é importante que as pessoas tenham clareza de que a palavra físico cabe apenas para caracterizar pessoas com deficiência física e não deve ser utilizada para fazer menção a outras deficiências.
Existe também uma grande diferença entre deficiência e doença, portanto, essas palavras não serão mais usadas como sinônimo dentro de qualquer texto.É preciso ficar claro que pessoas com deficiência ficam doentes e pessoas com alguma doença ou não podem vir a ficar com alguma deficiência, mas isso não é motivo para se referirem a todas as pessoas com deficiência como eternos doentes e ou incapacitados, como infelizmente ainda é feito pela nossa sociedade.
Hoje a deficiência é vista como um fenômeno relacional social e historicamente construído.
Em 2002 a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade e Saúde) da Organização Mundial de Saúde reclassificou as diversas deficiências. A CIF mede a capacidade dessas pessoas em diferentes níveis de dificuldades relacionadas às tarefas do cotidiano e não somente avalia a incapacidade gerada pelo seu déficit fisiológico, como no antigo Código Internacional de Doenças (CID).
Este texto visa orientar e esclarecer a todos (as), por isso peço que aqueles(as) que quiserem façam a divulgação deste texto afim de que mais pessoas tomem conhecimento e passem a usar as terminologias corretas nos textos elaborados quando se referirem as Pessoas com Deficiência.

texto:Zé Eduardo

Um comentário: